Telefone (48) 3341.1440     LISTA DE INTERESSE    0 produtos Carrinho

Janfort Distribuidora

Buscar

inicio / Notícias

Vendas do varejo de material de construção ficam estáveis em fevereiro

09/03/2018


Vendas do varejo de material de construção ficam estáveis em fevereiro

Anamaco espera que varejo de material de construção cresça 5% no primeiro semestre


O varejo de material de construção teve desempenho estável em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2017. Já com relação a janeiro, o setor registrou queda de 9%. Os dados são da Pesquisa Tracking mensal da Anamaco, que entrevistou 530 lojistas entre os dias 23 a 27 de fevereiro.

Segundo o estudo, entre as categorias pesquisadas, revestimento cerâmico foi a que apresentou a maior queda em relação a janeiro (-9%), seguida por tintas (-7%). Já telhas de fibrocimento manteve o mesmo patamar no mês anterior.

“Os primeiros meses do ano costumam ser bastante difíceis para o setor, pois são conhecidos por representar um período excessivo de chuvas, o que não favorece a realização de obras, afetando diretamente as nossas vendas. Além disso, o ano só começa no Brasil depois do Carnaval, até porque a população tem gastos extras no início do ano, como IPTU, IPVA e matrículas escolares”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

Segundo ele, o período de chuvas e a implementação do ‘’Cartão Reforma’’ devem influenciar positivamente o setor. “O Governo, aos poucos, está lançando o Programa em cada estado contemplado, dispondo um subsídio às famílias de baixa renda para compra de material de construção. Entretanto, a maioria das compras é prorrogada para o segundo semestre principalmente porque as chuvas acabam deixando estragos e uma necessidade de manutenção que as pessoas passam a resolver quando o tempo melhora”, completa Conz.

Ainda de acordo com o levantamento, todas as regiões do país apresentaram variações negativas em fevereiro. No Nordeste as vendas caíram 16%, já no Sudeste 9%. No Centro-Oeste a retração foi de 6%, no Sul 15% e no Norte 8%. Para março, os lojistas estão divididos quanto às suas expectativas: 30% acham que as vendas vão retrair e 32% acham que vão crescer.

Ainda assim, a pesquisa da Anamaco indicou que predomina o otimismo do setor com relação às ações do Governo nos próximos 12 meses (49%). Já a pretensão de realizar investimentos nos próximos 12 meses aumentou em 36%, com destaque para as regiões Norte e Nordeste. Cerca de 16% das lojas têm intenção de contratar funcionários no mês de março, com destaque para o Centro-Oeste e Norte, que apresentaram crescimento no mês anterior. E, para março, os lojistas estão otimistas, acreditando na retomada do crescimento das vendas.
 

‘’Mesmo com os dados já esperados para o primeiro bimestre de 2018, o setor tem relevantes sinais de recuperação. Com o fechamento positivo de 6% em 2017, estamos prevendo um crescimento de 8,5% sobre o ano anterior’’, encerra o presidente da Anamaco.
 

Realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, a Pesquisa Tracking Anamaco tem o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil.




voltar


Janfort Distribuidora Spacer
Rua Santos Dumont, 800 - CEP 88130-630
Palhoça / Santa Catarina - Telefone (48) 3341.1440
Entre em contato conosco via MSN Curta nossa página no FaceBook